PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes

Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A memória auditiva, a motricidade e os processos de notação musical



De acordo com José Carlos Godinho, "a memória auditiva tem essencialmente que ver com a escuta diferenciada em termos de diferentes parâmetros do som e elementos da música. Representa um recurso pessoal importante para a compreensão concetual, se bem que, por si só, não leve à compreensão da obra musical.

O professor deverá estar atento à idade dos seus alunos, perspetivando sempre a formação do ouvido com base em exemplos vivos da literatura musical e evitando o ditado musical clássico, não adequado às características deste ensino.

A motricidade abrange as capacidades vocais e instrumentais, bem como toda a relação corporal do aluno com a música, devendo ser objeto de um cuidado especial, já que é a área privilegiada de envolvimento ativo dos alunos, em termos de realização pessoal e concreta.

Quanto aos processos de notação, deverá dar-se igual ênfase tanto à aprendizagem básica do código musical tradicional como ao contacto com códigos de escrita contemporânea. A criação de processos de escrita pelos alunos deverá ter em conta o estabelecimento de critérios de rigor.

Não será demais afirmar que o desenvolvimento de competências só tem significado se estiver intimamente ligado às três grandes áreas - composição, audição e intepretação, - tendo sempre em vista os objetivos gerais (Swanwick, 1979)."

In Godinho, José Carlos. Educação Musical 5.º Ano. Guia de Recursos do Professor.Santillana Constância 2013.

Metodologia em Educação Musical - A composição, a audição e a interpretação


Orientação metodológica para a Educação Musical

Segundo José Carlos Godinho, "o programa de Educação Musical, elaborado em espiral de conceitos, pressupõe etapas de aprendizagem abertas e inter-relacionadas. O desenvolvimento do pensamento musical dos alunos pretende-se evolutivo e simultaneamente cumulativo, criando-lhes oportunidades de experiências individuais e coletivas, bem como de apropriação criativa.

Assim, deverão ser trabalhadas três grandes áreas: composição, audição e interpretação.

Por COMPOSIÇÃO entende-se toda a forma de invenção musical, incluindo a IMPROVISAÇÃO, como uma maneira de compor não ligada à escrita. O que está em causa é a construção da obra musical através de processos de realação e seleção de sons, os quais envolvem intencionalidade. O seu valor educativo encontra-se muito mais no tipo de relação que o aluno assim estabelece com a música do que na suposta formação de compositores, com a carga geralmente atribuída a este termo.

Por AUDIÇÃO, pretende-se significar a escuta musical ativa e participante, sendo a compreensão estética uma parte integrante dessa experiência. Envolve um significado extrínseco, que se relaciona com os diferentes parâmetros do som, os elementos da música e a capacidade de os analisar, e um significado intrínseco, que apela para as respostas emotivas e estéticas.

A INTERPRETAÇÃO representa a execução de qualquer obra musical, num processo interativo, em que a escuta de si e do outro é um elemento fundamental.

Para que o envolvimento nestas três áreas cresça e atinja níveis significativos, tem necessariamente de ser acompanhado pelo desenvolvimento de competências musicais, nomeadamente da memória auditiva, da motricidade e dos processos de notação musical".

Falarei destas competências no próximo post.

In Godinho, José Carlos. Educação Musical 5.º Ano. Guia de Recursos do Professor.Santillana Constância 2013.


domingo, 10 de novembro de 2013

O Rock n' roll


O rock n' roll

"Ao mencionar as origens do pop-rock, é incontornável falar-se do rock n' roll (rock and roll), um género norte-americano que surgiu entre o final da década de 40 e o início da década de 50, com origens na música country (em géneros como o rockabilly, o western swing, o bluegrass e o honky tonk), no rythm and blues (blues, jazz, boogie woogie e espirituais negros) e ainda em outras influências, como o folk, o gospel e as big bands. O género difundiu-se rapidamente e viria a influenciar práticas musicais um pouco por todo o mundo.

No período inicial do rock n'roll, destacam-se vários nomes, entre os quais Jerry Lee Lewis (n. 1935), Chuck Berry (n. 1926) - muitas vezes apontado como o inventor do Rock n'roll e Little Richard (n. 1932). Rock around the clock, de Bill Haley, foi a primeira canção de rock n' roll a alcançar o primeiro lugar no topo de vendas em 1955. A maior parte dos cantores de rock começou a sua carreira com covers, uma nova interpretação e gravação de canções já popularizadas e divulgadas comercialmente. A canção Be bop a lula, originalmente cantada por Gene Vincent, foi cantada por muitos outros cantores, em épocas diferentes."

Elvis Presley

Apelidado de "Rei do Rock", ou "the King", Elvis Presley (1935-1977)foi um cantor norteamericano que obteve grande projeção mundial. Ficou famoso não só devido à sua forma de dançar, mas também devido à sua voz, com uma grande extensão e timbre pouco vulgares para um cantor do género. Elvis é considerado um dos maiores ícones da cultura musical popular do século XX, com mais de um bilião e meio de discos vendidos em todo o mundo. Para muitos, o Rei continua vivo. A sua casa, Graceland, em Memphis, foi transformada num museu, sendo um local de peregrinação para os seus fãs."

In Music Box - Educação Musical 3.º Ciclo de Escolaridade. Raiz Editora.

Pop-Rock - Das origens aos anos 60

O pop-rock - Das origens aos anos 60

"O termo pop-rock refere-se ao género musical urbano que surge como a ponta visível de uma grande quantidade de géneros musicais, com origem nas canções dos escravos africanos nos Estados Unidos da América, passando pelo blues, jazz, R&B, ragtime, rock n' roll e pop.

Assim, poder-se-á afirmar que dentro do pop-rock há muitos estilos e é frequente encontrar-se ainda exemplos de fusão com outras influências culturais, tornando-se difícil estabelecer uma fronteira entre eles.

Instrumentos musicais no Pop-rock

Há quem afirme que o pop tem sonoridades mais suaves e o rock mais agressivas. Em comum têm os instrumentos utilizados e o número de elementos: voz solista com ou sem segundas vozes, guitarras elétricas solo, de acompanhamento (ritmo) e baixo, bateria e teclados.

Estes estilos musicais foram sendo cada vez mais conhecidos através da divulgação de empresas discográficas e dos média, que os fizeram chegar de forma acessível ao mundo inteiro."

In: Music Box - Educação Musical 3.º ciclo. Manual do professor. Raiz Editora