Dois sites com jogos muito bons, sobre a Orquestra:
http://www.playmusic.org/stage.html
https://wmsmusic.wikispaces.com/Orchestra+Instruments+Games
PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes
Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo
sábado, 23 de maio de 2009
Música nos Descobrimentos
Sabias que o timbale (atabaque), o cravo, o alaúde, a charamela, o xilofone e a cítara foram instrumentos importantes na época dos Descobrimentos?
Vai a este site, vê como são estes instrumentos, ouve-os tocar e aprende muitas coisas!
http://www.prof2000.pt/users/hjco/Descoweb/Index.htm
Escolhe "Música e Expansão" e diverte-te, aprendendo.
Vai a este site, vê como são estes instrumentos, ouve-os tocar e aprende muitas coisas!
http://www.prof2000.pt/users/hjco/Descoweb/Index.htm
Escolhe "Música e Expansão" e diverte-te, aprendendo.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Evolução da escrita musical
Escrita musical do séc. IX, do séc. XIII e da actualidade:

"Segundo a história da música, os primeiros registos musicais conhecidos utilizavam letras. Mais tarde, apareceram os neumas (sinais inspirados nos assentos das palavras, que indicavam o movimento ascendente e descendente dos sons) sem que isso indicasse uma altura exacta.
Por volta do século IX, começou a usar-se uma linha; os neumas colocavam-se acima ou abaixo dela e no início da linha, uma letra indicava o nome da nota que essa linha representava.
O número de linhas foi aumentando ao longo do tempo. Cerca do século XII foi adoptada
a pauta de cinco linhas. Foi Guido D’Arezzo, monge Italiano que substituiu as letras que representavam a altura dos sons pelos nomes que hoje conhecemos. Para isso usou um hino de louvor a S. João Baptista para ajudar os alunos a memorizar a altura dos sons:
Ut queante Laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famule tuorum
Solve pollut
Labi reatum
Sancte Iohanes
Que significa:
"Para que nós, teus servos,
possamos elogiar claramente
o milagre e a força dos teus actos,
absolve nossos lábios impuros, São João"
Fonte: http://fatimamusical.wikispaces.com/
Escrita neumática:
"Segundo a história da música, os primeiros registos musicais conhecidos utilizavam letras. Mais tarde, apareceram os neumas (sinais inspirados nos assentos das palavras, que indicavam o movimento ascendente e descendente dos sons) sem que isso indicasse uma altura exacta.
Por volta do século IX, começou a usar-se uma linha; os neumas colocavam-se acima ou abaixo dela e no início da linha, uma letra indicava o nome da nota que essa linha representava.
O número de linhas foi aumentando ao longo do tempo. Cerca do século XII foi adoptada
a pauta de cinco linhas. Foi Guido D’Arezzo, monge Italiano que substituiu as letras que representavam a altura dos sons pelos nomes que hoje conhecemos. Para isso usou um hino de louvor a S. João Baptista para ajudar os alunos a memorizar a altura dos sons:
Ut queante Laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famule tuorum
Solve pollut
Labi reatum
Sancte Iohanes
Que significa:
"Para que nós, teus servos,
possamos elogiar claramente
o milagre e a força dos teus actos,
absolve nossos lábios impuros, São João"
Fonte: http://fatimamusical.wikispaces.com/
Escrita neumática:

Canto gregoriano
Sigam o seguinte link, para fazerem pesquisa e ouvirem o canto gregoriano:
http://www.starnews2001.com.br/canto_gregoriano.htm
Partitura medieval de canto gregoriano:
http://www.starnews2001.com.br/canto_gregoriano.htm
Partitura medieval de canto gregoriano:

Música na Idade Média (Música medieval)
"Mandad-ei comigo", uma Cantiga de Amigo do trovador Martin Codax interpretada pelo grupo de música antiga Martin Codax:
Grupo de Música Medieval numa Feira:
Canto gregoriano:
Grupo de Música Medieval numa Feira:
Canto gregoriano:
Etiquetas:
5.º Ano - 3.º Período,
História da Música
A Orquestra Sinfónica
Observa o seguinte vídeo, onde a Orquestra Filarmónica de Berlim interpreta o 1.º andamento da 5.ª Sinfonia de Beethoven. Como estão dispostas as famílias de instrumentos? Como se comportam os músicos, em palco? Qual é a relação ente os gestos do maestro Daniel Barenboim e a forma como os músicos tocam?
Subscrever:
Mensagens (Atom)
