PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes
Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Técnicas de composição
"Borrowing" (tomar emprestado) é uma técnica de composição musical em que se cria uma nova obra musical através da utilização de motivos, frases, tipologias melódicas e/ou rítmicas ou até mesmo secções inteiras de uma obra musical já existente.
Neste caso, Boss AC, para compor o beat do hip-hop "Que Deus?", tomou emprestada uma secção da canção "Vaca de Fogo", dos Madredeus. Para poder fazer isso, teve de pedir autorização ao grupo e pagar Direitos de Autor.
Boss AC - Que Deus?
Madredeus - A Vaca de Fogo
Neste caso, Boss AC, para compor o beat do hip-hop "Que Deus?", tomou emprestada uma secção da canção "Vaca de Fogo", dos Madredeus. Para poder fazer isso, teve de pedir autorização ao grupo e pagar Direitos de Autor.
Boss AC - Que Deus?
Madredeus - A Vaca de Fogo
Etiquetas:
Composição e criação musical,
Hip-hop
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DAMA BETE
A letra desta canção emprega terminologia específica do Hip-hop. Quem sabe o que é um "beat"? E uma "dica"? O que é "ter rima"?
A letra desta canção emprega terminologia específica do Hip-hop. Quem sabe o que é um "beat"? E uma "dica"? O que é "ter rima"?
Fontes sonoras não convencionais
Um automóvel é uma fonte sonora não convencional. Porém, quando utilizado para fazer música pode dar resultados espectaculares...
Música Barroca
O período Barroco vai desde o aparecimento da Ópera até à morte de Johan Sebastian Bach (1600-1750). É um período caracterizado pela extravagância, irregularidade e exagero. É característica deste período a música exuberante; ritmos enérgicos, melodias em linhas extensas com muitos ornatos, contrastes de timbres instrumentais, de poucos instrumentos contra muitos e de sonoridades fortes alternando com sonoridades suaves.
É no final do séc XVII que se dá a ruptura total com o sistema de modos a favor do sistema tonal, as escalas maiores e menores (que incluem sustenidos e bemóis).
A música instrumental conhece neste período uma grande transformação em relação à sua utilização - é no período Barroco que a música instrumental passa a ter a mesma importância da música vocal.
Formas mais importantes: Fuga, suite, sonata, concerto e prelúdio coral.
É no final do séc XVII que se dá a ruptura total com o sistema de modos a favor do sistema tonal, as escalas maiores e menores (que incluem sustenidos e bemóis).
A música instrumental conhece neste período uma grande transformação em relação à sua utilização - é no período Barroco que a música instrumental passa a ter a mesma importância da música vocal.
Formas mais importantes: Fuga, suite, sonata, concerto e prelúdio coral.
Música no período Barroco
Contexto histórico e social
A subida ao trono de D. João V em 1707 marca o início de uma significativa viragem na nossa história política, social e cultural. Os factores principais dessa viragem são, de um lado, o termo definitivo das guerras com Espanha, que se tinham arrastado durante toda a segunda metade do séc. XVII, e a descoberta do ouro no Brasil, cuja primeira remessa chegara a Lisboa em 1699, o que iria marcar o início de um ciclo de prosperidade financeira que perduraria até aos finais do séc XVIII.
Principais instrumentos de tecla da época:
Cravo e órgão de tubos. O órgão de tubos ibérico tinha apenas um teclado.
Principais figuras da música da época
Carlos Seixas (compositor, organista)
Domenico Scarlatti (compositor italiano ao serviço da corte, professor de cravo da infanta Maria Bárbara)
Francisco António de Almeida (compositor de óperas e oratórias)
Principais danças da corte
Minueto e Pavana
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