PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes

Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os nossos Instrumentos Musicais da Banda Pop-Rock

A nossa sala de aula está a ficar equipada com os instrumentos musicais que pertencem a um dos agrupamentos musicais mais apreciados e utilizados na actualidade: A Banda Pop-Rock.

Trata-se da guitarra eléctrica, do baixo eléctrico (ou viola baixo), da bateria e do sintetizador. O sintetizador é um electrofone de teclas, com muito mais funcionalidades do que um simples órgão electrónico. Ainda não o conseguimos adquirir, mas havemos de fazê-lo.



Outro instrumento fundamental em qualquer Banda Pop-Rock é a VOZ.

Felizmente, vozes não nos faltam!

Essencialmente, estes instrumentos destinam-se às turmas de 3.º Ciclo. No entanto, sempre que as professoras o entenderem, poderão utilizá-los nas aulas de 2.º ciclo, se as características e o comportamento dos alunos assim o permitirem.

A utilização dos novos instrumentos está também sujeita a um regulamento, que será divulgado brevemente.

2 comentários:

Olga Mendes disse...

Parabéns por a escola estar a ficar tão bem equipada a nível de instrumentos musicais. Penso que a música deveria ser uma disciplina mais explorada pelas escolas, porque contríbui muito para o desenvolvimento dos alunos. O período passado o professor do meu filho mais novo (11 anos tb)desenvolveu um projecto no âmbito do seu mestrado, no qual os alunos fizeram uma composição musical. Cada um dos alunos escolheu um instrumento musical e em grupos de 4 fizeram a referida composição. Além disso fizeram ainda uma composição em computador. Foi apresentado no auditório no ultimo dia de aulas. E nós pais é claro todos babados só de os ver alí a tocar uma ou duas notas musicais. Mas foi realmente um trabalho fabuloso. Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho.

Stora Carla Nunes disse...

Olá Olga!

As disciplinas artísticas devem ser desenvolvidas de modo a mobilizar, não só saberes, como também outras disciplinas e práticas, dentro das escolas.

As Artes têm um potencial enorme, mas que nem sempre é aproveitado e/ou devidamente valorizado.

Fico feliz por saber que o seu filho tem a sorte de ter um bom professor de Educação Musical, que promove o desenvolvimento de competências a nível da criação e da composição musical.