PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes

Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo

domingo, 12 de janeiro de 2014

"Somebody that I used to know" para tocar na flauta e instrumental Orff





O Pop-Rock nos anos 70

A década de 70 foi marcada pelo surgimento de géneros diferentes. Por um lado, apareceram o heavy metal e o hard rock, que se caracterizam por sonoridades agressivas e pesadas, dando grande destaque às guitarras elétricas com distorção. O estilo associa-se a um aspeto estético característico: roupas pretas, calças justas, cabelos compridos e acessórios de couro. São exemplos deste género grupos como Iron Maiden, Kiss, AC/DC e Alice Cooper.

Surgiu também um outro movimento, o punk rock, cuja estética visual se associa a camisolas rasgadas, cabelos pintados com cores garridas e penteados extravagantes. Exemplo deste movimento é a banda britânica Sex Pistols.

O glamour rock surgiu em Inglaterra, caracterizado pelo uso de trajes espampanantes e espetáculos aparatosos. Este estilo influenciou vários grupos, como os suecos ABBA e músicos como David Bowie.

In Music Box - Educação Musical 3.º Ciclo - Raiz Editora

O Glamour Rock, ou Glam Rock, durou pouco tempo, mas seu efeito foi provocativo. Nascido na Inglaterra entre o final de anos 60 e o começo dos 70, o movimento surgiu como uma provocação à estética Hippie.

O Glam (também conhecido como Glitter Rock) foi marcado pelo excesso de produção – tanto na roupa (lurex, lantejoulas, paetês, saltos de plataformas) e maquilhagem (pestanas postiças, batons e sombras de cores vibrantes, purpurina), quanto na atitude (era importante ‘posar’ ou seja, criar uma personagem). Tudo com muito glamour.

Junta-se a isto outra componente fundamental para entender o Glam Rock: a androgenia. A ideia era confundir, polemizar e mexer com os conceitos de género masculino e feminino, criando uma confusão visual, que causou furor entre as pessoas mais antiquadas da época. Os melhores representantes foram David Bowie, Marc Bolan, Iggy Pop e Lou Reed.

In http://mondomoda.org/2011/11/27/glam-rock-moda-musica/


Houve ainda uma continuidade no trabalho da década anterior com grupos como os Pink Floyd ou os Queen.