PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes

Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo

domingo, 17 de novembro de 2013

O Rock britânico

Com a crescente popularidade do rock n' roll no mundo, rapidamente surgem grupos noutros países. É o caso dos The Animals, The Who, The Beatles e Rolling Stones. Estes últimos apresentavam uma atitude mais rebelde e agressiva e um som mais pesado, com raizes nos blues, obtendo uma sonoridade diferente da dos Beatles.

O grupo britânico mais paradigmático dos anos 60 foi The Beatles, formado em Liverpool em 1960.

Durante os primeiros cinco minutos da primeira apresentação dos The Beatles na TV americana, em 1964, não houve assaltos nem homicídios nos Estados Unidos.


O Rock nos Estados Unidos da América

A produção musical dos anos 60 foi influenciada por vários acontecimentos históricos e sociais, como a guerra do Vietname e o movimento hippie, que defendia a paz e o amor livre, com o slogan Make Love not War.

Este ideal marcou a atividade musical da época, espalhando-se um pouco por todo o mundo.

Alguns nomes importantes desta época são Jimi Hendrix, Janis Joplin, Bob Dylan, Joan Baez, Joe Cocker e o grupo Peter, Paul and Mary.

O maior evento dessa geração foi o Festival de Woodstock, realizado em 1969.

A obra de Bob Dylan, a partir de 1962, está impregnada de sentido interventivo, uma vez que aborda temas sociais e políticos numa linguagem poética. A canção "Blowin in the wind" tornou-se um hino do movimento pelos direitos civis.

In Music Box-Educação Musical 3.º ciclo do Ensino Básico. RAiz Editora.