PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes

Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Polifonia vocal - Vozes da Rádio

Polifonia

Uma obra musical polifónica é aquela em que várias melodias se sobrepõem.
Vejam e ouçam um excerto do Requiem à Memória de Camões, da autoria do famoso compositor português oitocentista, João Domingos Bomtempo.



Quem descobre primeiro: Quando viveu Bomtempo? Era um compositor clássico ou barroco? Quem reinava em Portugal, na época? O que é um Requiem?

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Música erudita portuguesa no período Barroco

A semana passada, nas turmas de 6.º ano, realizámos uma articulação com História e Geografia de Portugal. Falámos da música em Portugal no reinado de D. João V. Quem se lembra dos principais compositores da época? E dos principais instrumentos de tecla? Dêem aqui as vossas respostas.

Deixo-vos o vídeo que mais vos agradou: Elaine Comparone a tocar, no cravo, uma Sonata em Ré m de Domenico Scarlatti.

Músicas de flauta para o 6.º Ano

Realizei uma selecção de 25 partituras musicais para flauta, que permitem abordar muitos conteúdos de 6.º Ano. Estas partituras podem-se encontrar em vários manuais de Educação Musical, embora de forma dispersa. Sempre que possível, os autores encontram-se referidos. As faixas áudio também se encontram disponíveis, para que os alunos possam fazer o download e tocar em casa.

Estas partituras e instrumentais podem ser enviados por e-mail mediante solicitação.

carlalexnunes (at) hotmail.com Consulte também o meu canal no Youtube, com vários recursos musicais.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Músicas de flauta para o 5.º Ano

Seleccionei um conjunto de 31 partituras para flauta e/ou para flauta e instrumental Orff. Parti das notas Sol e Mi e passei pela escala pentatónica, até chegar à escola diatónica de Dó M, sendo o Fá e o Si as últimas notas acescentadas.

Estas obras musicais encontram-se distribuídas por vários manuais de Educação Musical. Sempre que possível, os autores encontram-se mencionados.

Essas partituras e as respectivas faixas de áudio encontram-se disponíveis para envio por correio electrónico mediante solicitação.

carlalexnunes (at) hotmail.com