PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes

Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Novas aquisições V - Ukulele

Eis uma fotografia do nosso ukulele, um instrumento havaiano que é descendente do cavaquinho!


Na viragem do séc. XIX para o séc. XX, muitos portugueses provenientes da Madeira e dos Açores emigraram para a Ilha do Havai, em navios de bandeira britânica. Iam trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, procurando melhores condições de vida. A decadência do império português, bem como a infestação das videiras da Madeira por um fungo que destuiu as plantações, terão estado na origem desta procura de melhores condições de vida noutro país.

Os madeirenses levaram consigo a braguinha e o cavaquinho. Este último agradou bastante aos havaianos, que o incorporaram nas suas práticas musicais. 'Ukulele (lê-se ukulêle) significa "pulga saltitante".

Fonte consultada:
http://www.interney.net/blogs/malla/2009/02/15/ukulele/

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Novas aquisições IV - Bateria acústica

Atenção, alunos com problemas de coração! É melhor lerem com calma ;-)

Segue-se uma foto da nossa nova bateria, financiada pela Direcção Executiva da Escola, que será montada na sala 30, para a semana. A fotografia mostra a bateria quando ainda estava na montra.




















A seguinte fotografia, que retirei do site http://mckenzieministries.com/drums2.jpg, mostra uma bateria igual à nossa, depois de montada:

Novas aquisições III - Baixo eléctrico

Publico fotografia da caixa onde está o nosso novo baixo eléctrico Fender Squire, com combo, forra, correia, afinador, cabo e todos os demais acessários.

É mesmo vermelho, como está na caixa!

ESTE INSTRUMENTO FOI FINANCIADO PELA DIRECÇÃO EXECUTIVA DA ESCOLA

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Novas aquisições II - Guitarra eléctrica

A pedido de vários alunos, aqui está uma fotografia da nossa nova guitarra eléctrica!

Esta guitarra foi adquirida com o dinheiro proveniente da venda dos DVDs da Visita de Estudo a Évora, feita pelo 5.º E e pelos 8.ºs A e B, no dia 28 de Outubro!

Novas aquisições I - Livros

Estes são os dois livros que comprei, para utilizarmos com os novos instrumentos! Cada um deles traz um CD com exercícios e músicas! Vou colocá-los no moodle da escola, para que todos os possam consultar.