PEQUENOS MÚSICOS - Prof.ª Carla Nunes

Blogue de apoio às aulas de Educação Musical de 2.º Ciclo e de 3.º Ciclo

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A origem do RAP

A sigla RAP deriva das iniciais de "Rhythm And Poetry" - Ritmo e Poesia. O Rap é um discurso rítmico com rimas, um dos elementos da música e da cultura hip hop.

O Rap que é comercializado nos EUA desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas, realizadas nos anos 70 por jamaicanos (e outros). Foram eles que criaram a prática de terem um MC (Mestre de Cerimónias), que subia no palco, colocava-se junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajando com palavras em rima, até que se foi formando o rap.

A origem do Rap situa-se na Jamaica, mais ou menos na década de 60, quando surgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes de rua serviam de fundo para o discurso dos "toasters", autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência nas favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais polémicos, tais como o sexo e as drogas.

No início da década de 70, muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos da América, devido a uma crise económica e social que se abateu sobre a ilha. O DJ jamaicano Kool Herc introduziu em Nova Iorque a tradição dos sistemas de som e do canto falado, que se foi espalhando e popularizando entre as classes mais pobres até chegar a atingir a alta sociedade.

Fonte: "Rap" in Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap

Sem comentários: